Os benefícios da fonoaudiologia para idosos

Com o processo de envelhecimento nosso corpo acaba sofrendo alterações, seja ele por desgastes naturais por conta do tempo ou por alguma ocorrência cíclica. O que mais ocorre nesse processo é o envelhecimento vocal e o desgaste do aparelho auditivo. Desse modo, a fonoaudiologia se torna essencial nessa fase da vida. Por isso, no blog de hoje, falaremos sobre os benefícios da fonoaudiologia para idosos.

Tá, mas o que faz um fonoaudiólogo? 

O fonoaudiólogo é um profissional de saúde ele é responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) em diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Atua também em ensino, pesquisa e consultoria.

Benefícios dos fonoaudiólogos:

Um dos benefícios que podemos citar é o fato da fonoaudiologia ser  fundamental para prevenir, amenizar ou até mesmo reverter a perda da audição, dependendo do tipo e da gravidade.

Outro benefício super importante é para pacientes que necessitam de recuperação após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) também podem se beneficiar com a terapia da fala. Pois esse tipo de lesão pode afetar o hemisfério cerebral esquerdo, responsável pelas capacidades de falar, ler, escrever e compreender. O distúrbio pode se apresentar em diferentes tipos e graus e a fonoaudiologia pode ajudar, porém, para os casos de maior complexidade, pode não haver garantia de recuperação total das habilidades de comunicação do paciente.

Ela ajuda também no tratamento de problemas com deglutição, pois durante o processo de envelhecimento muitos idosos enfrentam dificuldades para engolir, seja alimentos, bebidas, medicação ou até mesmo a própria saliva. A fonoaudiologia contribui com esse problema, melhorando a deglutição para diminuir a frequência de engasgos.

Como podemos perceber a fonoaudiologia para idosos é imprescindível, por meio dela é possível detectar e prevenir diversos distúrbios. Nesse sentido, é muito importante buscar ajuda profissional aos primeiros sintomas para garantir um envelhecimento saudável, com uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios da fonoaudiologia para idosos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo